Home / Destaque / Review: Koe no Katachi – A Forma da Voz

Review: Koe no Katachi – A Forma da Voz

E você, conseguiria transmitir todos os seu sentimentos sem poder utilizar palavras?

A review de hoje (que mais se encaixa como recomendação) é do mangá one-shot chamado Koe no Katachi (The Shape of the Voice) produzido pela mangaká Yoshitoki Ooima e publicado em 2011.

Por apresentar um conteúdo mais “sério” refletindo um pouco de como é o sistema escola japonês em relação a temas como bullying e preconceito, a mangaká teve que passar por um longo processo até que a Weekly Shounen Magazine publicasse a obra tempos depois.

koenokatachi1

A história do mangá envolve uma garota chamada Nishimiya Shouko que apresenta deficiência auditiva e de que forma se desenrolam seus relacionamentos problemáticos com os colegas de sala, com direito a preconceito, bullying e muito mais.

A novata Yoshitoki Ooima conseguiu muito bem explorar os polêmicos temas como deficência e bullying na escola e mesmo com pouco mais de 50 páginas para contar o enredo, ela conseguiu trabalhar e desenvolver os personagens principais da história. Os seus traços não são tão espetaculares, mas a história consegue te envolver tanto que é difícil se preocupar com a arte.

koenokatachi12

A narrativa é bem agradável, dá a esperança que haja uma boa aceitação da deficiente pelos colegas, porém vemos que a obra se agarra com o que vivemos no mundo real e consequentemente acaba sendo formada uma barreira entre a Nishimiya e seus colegas, até o mesmo professor dela reclama por ter que aguentar esse “fardo”. Toda essa narrativa nos leva a pensar de como é a “aceitação” de pessoas especiais na sociedade e de como elas são vistas pela população “normal”. Um olhar de desprezo, um ato de bullying, o mangá transmite bem uma situação que poderia ocorrer em nossa sociedade, sem ser algo forçado e sim de uma forma bem natural e emocionante.

koenokatachi2A relação do outro protagonista, Ishida, com a Nishimiya é de completo ódio e desprezo. Porém, dentre piadas e bullying, a relação entre os dois começa a se desenvolver de uma maneira incrível até que chega ao seu desfecho.

O sucesso desse one-shot foi tão impactante que a Shounen Magazine cederá um espaço em sua revista para que seja feita a serialização dos capítulos desse mangá, com estreia ainda não definida.

koenokatachi13

Se a mangaká trouxer os temas abordados da forma que foram no one-shot para capítulos semanais de um mangá, não há porque não fazer sucesso, afinal mangás também servem para nos fazer refletir sobre o mundo, sobre as pessoas que nos cercam e nós mesmos.

Ficha: Koe no Katachi
Mangaká: Ooima Yoshitoki
Ano: 2011
Gênero: Drama, Slice Of Life
Leitura Online

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Check Also

Trafalgar Law chega à One Piece World Seeker no dia 20 de dezembro

Junte-se à Trafalgar Law, capitão dos Heart Pirates, e ao jovem e esforçado aventureiro Roule …