Home / Artigos / As cinco maiores heroínas do cinema

As cinco maiores heroínas do cinema

Neste dia 01 de junho, chega aos cinemas de todo o Brasil o filme Mulher-Maravilha, primeiro filme da leva de super-heróis da Marvel e DC a ser totalmente protagonizado por uma mulher. O filme será estrelado por Gal Gadot, atriz que já atuou no papel da personagem em Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Enquanto muitos comemoram mais um filme blockbuster com uma personagem feminina forte e independente, nós também sabemos que não é a primeira vez que temos uma mulher protagonizando um filme grande. Vamos então relembrar algumas das maiores heroínas do cinema?

Princesa Leia (Star Wars)

Falando de heroínas da cultura pop, não poderíamos deixar de começar falando da Princesa Leia de Carrie Fisher na trilogia original de Star Wars e no mais recente Despertar da Força. Infelizmente falecida em dezembro de 2016, Carrie Fisher fez sua última participação na saga em “Os Últimos Jedi”, que promete emocionar muito os fãs: afinal, Carrie conseguiu fazer uma das personagens mais icônicas da saga.

George Lucas sempre desenhou a atitude de Leia como uma personagem a ser admirada, e Fisher atuou de acordo. Leia passa por um incrível processo de crescimento durante os três filmes originais, e foi recebida à muitos aplausos na sua primeira cena em Despertar da Força.

http://4.bp.blogspot.com/-HvLajgbfZDU/VYcK1DQjRNI/AAAAAAAAB_A/Izd1ADUpYTw/s640/Linda-Hamilton-as-Sarah-Connor.jpg

Sarah Connor (O Exterminador do Futuro)

Se podemos falar de uma personagem com uma evolução incrível nos filmes, é a Sarah Connor de O Exterminador do Futuro. No segundo filme, para ser mais específico, vemos como a futura mãe de John Connor, homem que irá liderar a rebelião contra ás maquinas no futuro do filme, passando a ser um a verdadeira guerreira, pronta para enfrentar as máquinas.

A personagem é interpretada por Linda Hamilton nos dois primeiros filmes da saga, e depois por Emilia Clarke em Gênesis, filme mais recente da franquia.

Ellen Ripley (Alien)

A guerreira Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver no cinema, é sem dúvidas uma das maiores personagens dos anos 70, principalmente considerando protagonistas femininas, algo não tão comum na época em que Alien foi lançado.

Presença obrigatória em qualquer lista de heroínas, a personagem tem um enorme crescimento ao longo dos quatro filmes da série, ganhando uma carga dramática e uma maior complexidade. Vale a pena lembrar que a própria Sigourney Weaver foi indicada ao Oscar por sua atuação em Aliens, segundo filme da saga.

Hermione Granger (Harry Potter)

Por mais que a saga Harry Potter leve o nome do personagem interpretado pelo Daniel Radcliffe, os fãs da franquia concordam em pelo menos um ponto: Harry Potter não teria durado um único livro se não fosse por Hermione Granger. Hermione é uma das personagens mais importantes dos filmes/livros (se não a principal), não só pela sua grande inteligência, quanto por seu grande leque de magias.

Interpretada por Emma Watson no cinema, a personagem sem dúvidas é a mais forte emocionalmente entre o trio Harry, Hermione e Rony.

Katniss Everdeen (Jogos Vorazes)

Entre o final da década passada e o início desta década, vários filmes baseados em literatura juvenil de fantasia com protagonistas femininas foram lançados. Divergente, Crepúsculo, A 5ª Onda, entre outros. Mas sem dúvidas, Katniss de Jogos Vorazes se destacou principalmente por agir de forma independente, e que teve um enorme desenvolvimento durante toda a saga escrita pela Suzanne Collins.

A atuação da Jennifer Lawrance, que se tornou uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, mostra o como a personagem passa longe de ser perfeita, tem suas dúvidas morais e mesmo que acabe passando por um triângulo amoroso durante a franquia, não deixa de perder o foco de sobreviver aos Jogos Vorazes e se tornar uma grande líder rebelde contra a “Capital”.

Faltou alguma personagem na lista? Não esqueça de comentar e dar sua opinião!

About Gabriel (Expresso Nerd)

Nerd, blogger e youtuber. Futuro contador. Curto Marvel e DC e prefiro Star Wars à Star Trek. O que mais dizer?
x

Check Also

Aquaman | Confira primeira imagem oficial do filme

O site EW divulgou exclusivamente a primeira foto oficial de Aquaman, que mostra ...