Sonic Racing: CrossWorlds – Review
Há 15 anos atrás, Sonic e seus amigos começaram as suas incríveis disputas de kart em “Sonic & Sega All-Stars Racing”, passando por mais dois títulos, em especial pra mim, o “Sonic & All-Stars Racing Transformed” que marcou a geração do PS3 e Xbox 360 trazendo um pouco mais de variedade e algo mais radical ao estilo de jogo de corrida que era dominado pelo bigodudo da concorrente.
E agora em 2025, com Sonic Racing: CrossWorlds chegando a todas as plataformas possíveis, temos mais um título do nosso querido ouriço azul que tem uma legião de fãs desde seu surgimento. Se já tivemos altos e baixos no passado, CrossWorlds se destaca novamente por trazer de forma consistente mais um jogo de corrida ágil, colorido e com bastante diversão.
Assim como em Transformed, o jogo traz uma boa variação de gameplay e momentos durante a corrida com as transformações de veículos durante cada trajeto, haverão trechos em que seu veículo se adapta para “correr” na terra, no ar e nas águas.
E se isso já trazia um bom dinamismo as corridas, mas não é a maior novidade do mundo, o novo sistema “Travels Ring” aumenta isso ainda mais. Em certos momentos, enquanto corremos pelo circuito principal, seremos transportados para outros mapas, o que não só dá uma pitada de diferença, como traz aquela sensação de que cada corrida é diferente. Fica o destaque, inclusive, o quão funcional esse sistema é. Jogamos a versão de PC, em um SSD NVME padrão, e não consigo me recordar de momentos em que essa troca cause algum tipo de travamento, queda na taxa de quadros ou redução gráfica notável.

Uma novidade interessante presente é o sistema de rivais, que não só vai agradar os fãs mais cativos do Sonic com as várias interações entre seu personagem e o seu rival, como fará com que esse adversário especialmente se torne mais ativo contra você, tendo até mesmo troca de diálogos ao ser ultrapassado, ao te ultrapassar ou em casos de derrota/vitória. Se normalmente os NPCs são apenas NPCs, aqui sempre acabamos criando um motivação maior de enfrentar esse rival.
Pessoalmente, tive uma inusitada derrota quando meu rival (Tails) me atacou me tirando do segundo lugar para o sétimo nos momentos finais, e tive que dar meu 110% para derrotá-lo na etapa final. Senti inclusive, que isso se dificulta principalmente saindo dos níveis de dificuldade mais baixo, aonde até mesmo outros NPCs irão focar em te atrapalhar bastante.
Como de praxe em jogos de kart, o sistema de personalização volta novamente com uma divertida variedade para que cada jogador monte o seu veículo ao seu gosto, com cores, peças e a forma que desejar, seja um grande Monster Truck, um Kart ou até mesmo os hoverboards direto de Sonic Riders.

O que se destaca, na verdade, é o sistema de Gadgets, que a cada Grand Prix vencido, ganhamos espaço em nossa “Placa de Mestre” para montar uma série de vantagens a nosso personagem/veículo, como começar com certos itens ou até mesmo ter mais facilidade de ganhar velocidade após os drifts, algo muito presente no jogo e recompensador, e mais fácil de se a realizar do que em jogos mais realistas ou simuladores.
São mais de 70 dispositivos disponíveis para equipar em uma cartela de seis slots, aonde cada um desses dispositivos possui um espaço próprio, podendo ocupar de um até três espaços. De tal forma, combinada com a variação que cada carro e personagem possui, é possível assim como um jogo de RPG, montar “builds”, ou seja, carros grandes e que talvez naturalmente tenham aceleração menor, mas compensar essas fraquezas com esses upgrades.
O elenco de personagens também acerta na sua variedade, indo desde de os clássicos amigos e inimigos do Sonic, como Tails, Eggma, Shadow e Metal Sonic, como até mesmo alguns crossovers com personagens da SEGA e convidados, como Hatsune Mike, Ichiban de Yakuza: Like a Dragon, Joker de Persona 5, Pac-Man, Bob Esponja e Steve de Minecraft.
Visualmente, o jogo consegue encher os olhos tanto nos cenários como nos efeitos especiais, embora não necessariamente todos os mapas sejam um primor, nenhum chega a se destacar negativamente, e acompanhando da enorme trilha sonora desse game, torna o retorno ao jogo muito mais divertido e tira a monotonia que poderia existir no momento em que um jogo tem cenários muito repetitivos ou músicas desintessantes.
CrossWorlds é o jogo que todo fã de Sonic Racing estava precisando, uma renovação na franquia, como elementos diferenciados que o tornasse mais único e moderno que seus antecessores.
Sonic Racing: CrossWorlds está disponível para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch 1 e 2.
A análise desse jogo foi realizada com uma cópia do jogo cedida pela SEGA BRASIL.
Publicar comentário