Home / Artigos / Entrevistamos Marco Ribeiro, dublador do Homem de Ferro no cinema

Entrevistamos Marco Ribeiro, dublador do Homem de Ferro no cinema

Na matéria especial de hoje, vamos ter um bate-papo com o dublador Marco Ribeiro, dublador com mais de vinte anos de carreira, ele é dono da voz de vários personagens icônicos como o Yusuke Urameshi, do animê Yu Yu Hakusho; do boneco Woody, da trilogia Toy Story e do Tony Stark, mais conhecido como Homem de Ferro, nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel.

Aqui, perguntamos um pouco sobre como foi dublar o personagem vivido originalmente pelo Robert Downey Jr. e quais foram os desafios para se dublar o novo filme da Marvel, Vingadores: Guerra Infinita.

Expresso Nerd: Marco, primeiramente muito obrigado por disponibilizar do seu tempo para este entrevista. Como foi dublar o Tony Stark / Homem de Ferro nestes 10 anos de Universo Marvel, chegando agora Vingadores: Guerra Infinita, o clímax desta imensa série de filmes?

Marco Ribeiro: Bem, dublar o Tony Stark é sempre um prazer. O Robert Downey Jr é um baita de um ator. Foi muito bom nesses 10 anos estar o dublando, e agora com Guerra Infinita. Por sinal, eu já vi e é uma produção fantástica. Quem ainda não viu, deve assistir, porque realmente é muito bom, com várias e várias referências.

Expresso Nerd: Você considerou que houve uma necessidade de adotar um tom mais sério na sua dublagem do personagem devido ao tom do filme, que está bem diferente do estilo mais cômico dos três filmes do Homem de Ferro?

 Marco Ribeiro: Não exatamente, porque ele apesar do filme ter uma parte mais séria, consegui colocar algumas piadas também porque o personagem é irônico, então foi interessante sim. Deu pra fazer uma coisa ao mesmo tempo dramática e em certas partes do filme também cômicas.

Expresso Nerd: Como foi ter essa experiência de ver que o trabalho que começou em um simples filme solo acabou se tornando um dos projetos mais incríveis do cinema?

Marco Ribeiro: Acho que foi uma surpresa pra todo mundo, para os produtos, para o público. Começou a dar certo, eu acho que também muito pelo carisma do Robert Downey Jr. E foi dando certo, foram entrando no mundo dos quadrinhos. Foi havendo um retorno financeiro, e agora estão lançado projetos realmente incríveis, como vocês mesmo dizem, sendo que Guerra Infinita é a coroação, e a partir daí vem muito mais coisa.

Expresso Nerd: Quais são as maiores dificuldades de se dublar um filme como Vingadores? Há muita cobrança por parte das distribuidoras, pouco espaço de tempo para gravar?

 Marco Ribeiro: Uma das maiores dificuldades é guardar segredo, porque são vários e vários segredos, e nós (dubladores) temos que guardar esses segredos, além do pouco tempo de gravação. Nós temos pouco tempo de gravação já que as empresas estão lançando (os filmes) cada vez mais simultaneamente com os Estados Unidos. É uma experiência muito interessante, apesar da pressa, às vezes.

Expresso Nerd: Recentemente, você vem fazendo vários projetos interessantes em suas mídias sociais, como o “A Cara da Voz”. De onde surgiu a ideia de fazer este tipo de vídeo?

 Marco Ribeiro: Eu venho movimentando o meu Instagram (@marcodub) e o Facebook (Marco Ribeiro Ator/Dublado) e agora eu vou começar um canal do Youtube. “A Cara da Voz” surgiu quando eu fiz uma gravação com um dublador para colocar nas redes sociais, e surgiu essa ideia de criar o “A Cara da Voz” com o bordão “sempre prestigie a boa dublagem”, fazendo referência a boa dublagem, e não a qualquer dublagem. Tem feito bastante sucesso, as pessoas tem gostado bastante, apesar de ser bem simples, mas que vem sendo feito com muito carinho e com pessoas muito dedicadas.

Expresso Nerd: Alguma mensagem para os seus fãs do Rio Grande do Norte?

 Marco Ribeiro: Eu gosto muito de vocês, o carinho de vocês é muito grande. Eu tive no Rio Grande do Norte, e fui muito bem recebido. Os fãs são sempre fantásticos, e sempre nos emocionam. Eu espero estar aí com vocês outras vezes também, e que venham muitos eventos para nós estarmos juntos. Meu desejo é dar um abraço em vocês, podermos tirar foto e responder perguntas. Um grande abraço à todos, fiquem com Deus!

O Expresso Nerd agradece ao Marco Ribeiro pela entrevista disponibilizada, e espera entrar em contato com ele pessoalmente em breve!

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Nerd, blogger e youtuber. Futuro contador. Curto Marvel e DC e prefiro Star Wars à Star Trek. O que mais dizer?