Home / Artigos / Qual a melhor ordem para ver Star Wars?

Qual a melhor ordem para ver Star Wars?

Uma das maiores dúvidas de quem está se aventurando agora na franquia Star Wars ou de quem esta querendo rever a saga nas vésperas de “Star Wars: Os Últimos Jedi” é a seguinte: Qual a melhor ordem para ver os filmes?

O primeiro filme da série, criado por George Lucas, foi lançado apenas com o título Star Wars[1] em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Atraca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo.

A grande “confusão” começou 16 anos depois, em 1999, quando uma nova triologia prequel começou com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta triologia teve como foco os acontecimentos anteriores aos filmes clássicos, porém, acabou tendo uma recepção mista tanto do público geral quanto da crítica.

Em 2015, foi lançado “O Despertar da Força”, sétimo episódio da saga que continua a história de Luke, Leia e Han Solo, adicionando novos personagens a trama. Em 2016, “Rogue One” saiu explicando um detalhe em específico do episódio IV.

Ordem Cronológica – I, II, III, IV, Rogue One, V, VI, VII

Cronológica

Embora seja a ordem mais óbvia a se assistir, não significa que necessariamente seja a melhor. Além de causar um choque visual ao espectador (partir de um filme de 2005 para um filme de 1977), há um plot twist (uma reviravolta na trama) essencial a saga Star Wars no Episódio V. Contudo, essa reviravolta perde sua força e importância ao se assistir a nova triologia primeiro, pois esta revelação é algo já explicado nestes filmes.

Ordem de lançamento – IV, V, VI, I, II, III, VII, Rogue One

lançamento

Não há muito a se comentar a respeito desta ordem de filmes: temos o primeiro filme (Uma Nova Esperança) até o Retorno do Jedi, finalizando a história, e logo em seguida um longo flashback mostrando como as coisas chegaram até o estado em que vemos na triologia clássica. Seguindo, temos o Despertar da Força começando uma novo trilogia, seguido de Rogue One.

Ordem Retrospectiva – IV, Rogue One, V, I, II, III, VI, VII

Retrospectivo

Como dito acima, o episódio V é responsável por trazer uma das maiores reviravoltas do mundo dos cinemas. Além disso, no fim de O Império Contra-ataca, fica um suspense em relação a alguns personagens, que tem seu destino incerto. Com certeza, é uma das melhores opções para quem quer manter esse suspense quanto a Saga, além de ter um flashback demonstrando todo caminho percorrido até o Episódio IV, e encerrando a série da melhor maneira, com o Episódio VI.

Ordem Machete (2015) – IV, V, II, III, VI, VII, Rogue One

MACHETE

A Ordem Machete, originalmente criada por um blogueiro americano, funciona como a ordem retrospectiva, aonde você assiste a trilogia nova após o Episódio V.  Mas e o episódio I? Pois é, esse é o brilho dessa Ordem Manchete: seu criador afirma que A Ameaça Fantasma não faz diferença para a história e que os primeiros minutos do Episódio 2 já são suficientes para contextualizar todo o enredo do primeiro filme. Basicamente, quase todos os personagens introduzidos no Episódio 1 são irrelevantes, morrem ou são apresentados de um jeito melhor em outro episódio, por exemplo.

Atualização: Esta matéria foi escrita originalmente em 2015, antes do lançamento de “O Despertar da Força”. Atualizamos o artigo adicionando os filmes “Star Wars: Despertar da Força” e “Star Wars: Rogue One”, de maneira a respeitar a ideia original das ordens. A respeito do “Rogue One”, o adicionamos na ordem cronológica e de lançamento, por motivos óbvios. Na ordem Machete, adicionamos o filme por último para melhor experiência ao assisti-lo.

About Gabriel (Expresso Nerd)

Nerd, blogger e youtuber. Futuro contador. Curto Marvel e DC e prefiro Star Wars à Star Trek. O que mais dizer?
x

Check Also

Aquaman | Confira primeira imagem oficial do filme

O site EW divulgou exclusivamente a primeira foto oficial de Aquaman, que mostra ...