Home / Artigos / Tudo o que você precisa saber antes de ver Doutor Estranho

Tudo o que você precisa saber antes de ver Doutor Estranho

No começo de novembro, a Marvel Studios está para trazer mais um grandioso filme apresentando ao público o poderoso mago supremo! Complementando o seu Universo Cinematográfico iniciado desde 2006 com Homem de Ferro, teremos em Doutor Estranho a história de origem de Stephen Stranger (interpretado por Benedict Cumberbatch) e como ele deixou de ser um arrogante cirurgião e se tornou um dos maiores magos da Marvel.

Convenhamos que o Dr. Estranho não é um personagem muito conhecido. Mesmo já tendo aparecido em jogos de videogame, animações (com direito até a longa metragem animado) e um telefilme lançado em 1978 que a Marvel prefere esconder do mundo, o herói tem, sem dúvida alguma, uma gama de histórias e conceitos bastante interessantes.ttsfv7ievaxha0rkthbh

Quem é o Doutor Estranho?

Criado na década de 60 por Steve Ditko e Stan Lee, Doutor Estranho (Doctor Strange, no original) é Stephen Vincent Strange. Em sua origem, Strange era um arrogante e brilhante cirurgião até perder parte do controle dos braços depois de um acidente de carro, indo pro fundo do poço tendo perdido aquilo que o dava prestígio. Então ele escutou umas histórias sobre um tal de Ancião e resolveu usar seu dinheiro para perseguir essa figura misteriosa na esperança de ser curado com o uso de magia. É claro que o Ancião já antecipava a chegada do doutor, porque ele sabia que o herói seria apontado como seu sucessor no cargo de Mago Supremo, o principal feiticeiro no nosso plano de existência.

http://img.cinemablend.com/cb/d/5/2/1/a/c/d521ac9f94c0bec7df46e46b8255f9800693a6820474527103a350f42c6ed5df.jpg

Strange passou um bom treinando com o Ancião, e eventualmente cumpriu a profecia e assumindo seu lugar de poder dentro do mundo da Marvel.

Foi em Doutor Estranho que a Marvel explorou vários conceitos malucos trazidos à vida pela arte incrivelmente psicodélica de Steve Dikto: mundos paralelos, criaturas demoníacas, livros mágicos e muitas outras ideias piradas.

Quais são seus poderes e artefatos?

Além de um poderoso mago, Stephen Strange é um grande estrategista (sendo por essa razão muitas vezes o líder dos Defensores), e como parte do seu treinamento místico, se tornou um brilhante artista marcial . Ao completar seus estudos, Stephen virou um dos seres mais poderosos da Marvel Comics, tendo poderes como telepatia, manipulação de energia (para projetar escudos, golpes e muitas outras coisas). E é claro, esse é apenas um pequeno resumo.

olho-de-agamotto

Na mitologia do Doutor Estranho, existem uma imensa quantidade de artefatos (muitos deles serão apresentados no filme). Entre os principais, podemos citar a capa da levitação (que além de ser quase indestrutível, permite que seu usuário voe); o livro de Vinshanti (que Stephen consulta para estudar feitiços e encantamentos) e por último, mas não menos importante: o olho de Agamotto (imagem acima). O olho serve como um “protetor” de Stephen, revelando ilusões, dispensando magia, e gera rajadas de energias de grande força.

O que eu posso ler antes/depois do filme?

Embora não sejam amplamente lançadas aqui no Brasil, o Doutor Estranho tem várias HQs bem interessantes para se ler caso você ainda não tenha visto o filme, ou mesmo caso você tenha gostado do filme e queira conhecer mais do personagem.

  1. http://tudohqemanga.com/wp-content/uploads/2015/12/Salvat-Volume-53-Doutor-Estranho-O-Juramento.jpgA editora Salvat publicou em sua coleção “Doutor Estranho: O Juramento”, história de Brian K. Vaughan e Marcos Martín, que além de contar uma aventura do Doutor Estranho, explica brevemente a origem do herói. Essa HQ será republicada em breve pela Panini (provavelmente em novembro). Na história, vemos um personagem próximo ao Doutor com uma doença terminal, e o mago vai atrás de um item que pode ajudar todo o mundo: a cura do câncer.

http://www.blogsoestado.com/sigaescalada/files/2016/10/download.png

“Doutor Estranho & Doutor Destino: Triunfo e Tormento” foi republicado há alguns anos atrás pela Panini em capa dura, e por mais que você não encontre mais em alguma loja especializada, vale a pena ler mesmo que pela internet. Na história da HQ, o Doutor Destino pede ajuda a Strange para resgatar a alma da mãe dele, uma cigana, que está no inferno. Aqui, podemos ver muito bem a personalidade de cada personagem bem trabalhada. A arte do Mignola, autor de Hellboy, é fantástica e funciona bastante para o clima do enredo.


Em Doutor Estranho, conheceremos o doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), um cirurgião arrogante que, depois de perder o uso das mãos em um acidente de carro, parte em busca de uma cura e acaba encontrando a redenção como o maior mago do universo Marvel.

O elenco conta com Benedict Cumberbatch como Dr. Stephen Strange, Tilda Swinton como o Ancião, Chiwetel Eijofor como Barão Mordo, Michael Stuhlbarg como Nicodemus West e Benedict Wong como Wong. Mads Mikkelsen será o vilão do filme. Doutor Estranho chega na próxima quarta-feira, 2 de novembro.

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Nerd, blogger e youtuber. Futuro contador. Curto Marvel e DC e prefiro Star Wars à Star Trek. O que mais dizer?

Check Also

Trafalgar Law chega à One Piece World Seeker no dia 20 de dezembro

Junte-se à Trafalgar Law, capitão dos Heart Pirates, e ao jovem e esforçado aventureiro Roule …