Home / Cinema / Resenha – Aquaman | Melhor filme da DC?

Resenha – Aquaman | Melhor filme da DC?

Nos cinemas, a DC passou por altos e baixos desde que iniciou o seu plano de criar um Universo Cinematográfico com os seus clássicos personagens, trazendo não só histórias solos para cada um deles, como reunindo eles em grandes aventuras. “O Homem de Aço” de Zack Snyder foi um grande pé direito para desenvolvimento deste universo, que infelizmente não se mostrou tão estável a partir do momento em que filme após filme a DC começou a falhar em certos aspectos.

Se “Batman vs Superman” e “Liga da Justiça” desapontaram há alguns, mesmo com seus pontos positivos, “Esquadrão Suicida” foi um filme já quase indefensável. Entretanto, em seus filmes solos a Warner/DC vem cada vez mais se mostrando competente em trazer histórias focadas em um personagem principal que passa por uma jornada de evolução e amadurecimento. “Mulher-Maravilha” obteve grandes acertos, e agora, “Aquaman” chega sendo talvez o melhor filme do Universo Cinematográfico da DC. Em Aquaman temos um aprofundamento no personagem Arthur Curry, interpretado por Jason Momoa, que já havia parecido com maior destaque em Liga da Justiça. Apesar de conter vários flashbacks explicando a origem do personagem, temos um enredo localizado após os fatos do grande crossover dos heróis DC, onde o Aquaman, metade humano e metade atlante, deverá lidar com o conflito tanto interno quanto externo entre suas duas raças. Ao mesmo tempo em que não se interessa em se envolver com a cidade submarina de Atlântida, ele precisará agir contra o seu meio-irmão Orm, interpretado aqui por Patrick Wilson.

De início, é importante frisar como James Wan conseguiu deixar sua marca nos filmes de super-herói com Aquaman. O diretor, famoso pelos recentes filmes Invocação do Mal e Velozes e Furiosos 7, traz não só um universo subaquático magnífico como cenas de ação incrivelmente empolgantes.

Logo nos primeiros minutos, vemos uma cena com a Rainha Atlanna, mãe do protagonista e interpretada pela atriz Nicole Kidman, que já te prepara para o tipo de ação que veremos. Fugindo dos slow motions cansativos dos filmes anteriores, ou uma ação mais cheia de cenas cortadas, há um ótimo movimento de câmera circulando os personagens em movimento, dando não só um ar mais dinâmico como permitindo que você entenda e se anime com todas as lutas e combates.

Todos os momentos em baixo d’água também merecem o máximo de elogios possível. Animais, criaturas fantasiosas, veículos aquáticos – todo o universo visual de Atlântida que é construído e demonstrado no filme é de encher os olhos.

Enquanto Aquaman acerta em cheia nestes pontos acima, infelizmente peca levemente com seus dois personagens principais: Arthur Curry (Jason Momoa) e Mera (Amber Heard). Por mais que o Aquaman de Jason Momoa continue com seu carisma imenso, certos momentos – principalmente ligados a alívio cômico, não caem tão bem nele. O filme adota um clima leve e bem humorado em certos momentos, mas algumas destas cenas com foco justamente em seu protagonista não funcionam tão bem. Já a Mera é uma boa adição ao centro principal dos personagens, mas não se demonstra uma personagem tão interessante.Quanto aos vilões, Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) e Orm, o filme consegue trazer dois antagonistas de peso que não só servem para construção do protagonista, como possuem suas motivações que por mais “vilanescas” que sejam, são compreensíveis ao público. Por mais que o foco no enredo continue sendo o Orm, e o Arraia Negra seja utilizado como vilão secundário, temos dois antagonistas interessantes que vão agradar os espectadores.

Por fim, Aquaman consegue ser uma divertida aventura de super-herói, fugindo dos maiores clichês e conseguindo ser uma história que intercala entre seus momentos tensos e leves, trazendo consigo um visual maravilhoso em seu universo subaquático com cenas de ação empolgantes e um protagonista carismático, que ainda pode se tornar melhor ainda com filmes seguintes. Para os que não possuem uma visão positiva de “Liga da Justiça” e “Batman vs Superman”, sem dúvidas, este será considerado o melhor filme do Universo Cinematográfico DC!

A cena pós-créditos é relativamente interessante, então vale a pena esperar assim que os créditos do filme começarem.

 

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Nerd, blogger e youtuber. Futuro contador. Curto Marvel e DC e prefiro Star Wars à Star Trek. O que mais dizer?

Check Also

Review – Horizon Chase Turbo [PC]

Talvez os gamers da atual geração possam não conhecer bem títulos icônicos e nostálgicos como …