Home / Artigos / Resenha | Vingadores: A Queda

Resenha | Vingadores: A Queda

Desde que Brian Michael Bendis assumiu a franquia dos Vingadores, o universo Marvel foi abalado por várias histórias épicas, que envolveram praticamente toda a “comunidade” de super-seres da editora. Sua primeira publicação com a super-equipe foi na edição comemorativa 500, no qual ele deu início à grande reviravolta com Vingadores: A Queda.

Como o próprio nome já entrega, a HQ traz um foco em apresentar o fim do supergrupo de heróis da Marvel. Fato que pode ter causado um tumulto no momento em que foi publicado, mas fez com que Bendis reconstruísse o conceito dos Vingadores e reinventasse a revista, deixando de ser apenas história apenas com fã service, só com reunião de heróis na tentativa de gerar vendas.

https://comicsauthorityblog.files.wordpress.com/2013/07/avengers-dis_feature.jpg

Claro, é bom lembrar que “fim” para a Marvel é algo bem relativo. Neste Vingadores: A Queda, o terceiro encadernado de luxo da coleção de graphic novels da Marvel publicada pela Salvat, vemos os Vingadores em seu “pior dia da história”, como é mencionado em determinado momento da HQ. O Valete de Copas, ex-membro do grupo que até então estava morto, reaparece e mandar pelos ares a mansão dos Vingadores, levando também a vida de um membro da equipe.

Como se isso não bastasse, temos Tony Stark que, em uma reunião da ONU, ameaça a vida do embaixador da Latvéria, constatando que está bêbado e ainda tem mais: o Visão aparece de repente expelindo robôs Ultron do seu corpo. Achou pouco? Também temos até uma invasão alienígena.

No final, como de praxe, saberemos que todo o ocorrido foi arquitetado por alguém. Entretando, para um leitor que não conhece muito do universo das HQs, existe uma incrível surpresa a respeita disso. Soma-se ao mistério que ronda a trama somado aos ótimos desenhos de David Finch (que traz umas páginas duplas ótimas), temos um material bem interessante.

Com um final triste e sombrio, a obra ainda consegue ter em suas últimas páginas um momento consideravelmente emocionante e nostálgico, quando alguns dos ex-membros dos Vingadores rememoram as melhores aventuras da equipe, cada uma ilustrada por um desenhista diferente, trazendo uma grande sensação de nostalgia.

“A Queda” é um ótimo arco que deu origem a diversas inovações e cujas consequências permaneceram por muitos anos no Universo Marvel, precedendo Dinastia M e durando até O Cerco. Chega-se a hora de dar adeus (ou não) a grande equipe que um dia reuniu Thor, Hulk, Homem de Ferro, Vespa e Homem-Formiga para formar um grupo inesquecível.

13062538_936609389793843_7434655238310008766_n

Título: Vingadores – A Queda

Roteiro: Brian Michael Bendis
Arte: David Finch
Editora: Marvel Comics
Ano: 2005

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Check Also

Stan Lee, lendário quadrinista da Marvel, morre aos 95 anos

Um dos maiores nomes de todos os tempos no universo dos quadrinhos, Stan Lee, faleceu …