Para começar, imagine em sua mente que você e o adversário estão em forma de espirítos em um planeta parecido com a terra chamado Cray. Neste planeta nós podemos fazer a invocação (call) de seres deste planeta chamados de Units.
As units são os guerreiros Vanguard que usamos durante uma batalha, para começar deve-se sacar cinco cartas, onde nelas estão escritos o seu poder de ataque,defesa,efeito, descrição e na parte de cima o simbolo de gatilho (trigger) que pode ter efeito Critico, de cura (recupera 1 de dano), e de levantar[Stand], que faz com que uma de suas units possa atacar de novo.
Outra “poder” que é dado aos jogadores é o de Ride!, onde os jogadores se unem seus espiritos á o seu Vanguard (Unit principal do jogo), a carta que se joga primeiro é a de nivel mais baixo, ou seja, a de nível 0, quando você possui uma unit de nível superior a unit no campo, você pode substitui-lo e assim em diante até seu Vanguard ser de nível 3.
Resumo de um turno do Vanguard:
1º Saque uma carta do deck
2º Se possuir uma unit de nível mais alto que o vanguard atual, coloque-o em cima do vanguard
Ex: Card de Nv. 1 é substituida por uma de nv.2
3º Ao mesmo tempo,você pode invocar units de nível mais baixo que o seu Vanguard. Pode-se colocar cartas na parte de trás do campo, área conhecida como retaguarda.
4º Quem começa o jogo não pode atacar
* Exemplo de segundo turno:
5º Faça os passos anteriores, e anuncie o ataque dizendo qual monstro irá atacar e qual será atacado, se houver cards na retaguarda você pode “apoiar” suas units da linha de frente, aumentando seu poder. Quando você ataca, se quiser, pode-se fazer uma verificação de trigger para aumentar o poder da sua unit, o mesmo vale para você for defender.
6º Quando for atacado você pode:
– Interceptar o ataque com algum card do seu lado de campo
– Defender com uma ou mais, units da sua mão.
E terminando…
Quando um ataque é recebido, o jogador que levou o ataque leva 1 dano, quando este total de danos chegar á 6 o seu espiríto some do planeta Cray, assim, temos um vencedor.