Home / Animês / Review – 5 Centimetros por Segundo

Review – 5 Centimetros por Segundo

Lembram que eu prometi trazer uma review por mês? Bem, enquanto não consigo aumentar esse período (dependendo do lançamento de outros projetos que estão em fase de produção) vamos para a review!

E o anime que será analisado hoje será o 5 Centimetros por Segundo, longa-metragem animado divido em três episódios que conta uma história de amor, amizade e distância.

Byousoku 5 Centimeters, ou 5 Centimeters Per Second em inglês é uma obra do diretor Makoto Shinkai (que cuidou da arte, história, dentre vários outros setores do filme) que já trabalhou com obras desse estilo romântico como Hoshi no Koe.

http://1.bp.blogspot.com/_yFtYohTfB0A/Sq_m76yEgsI/AAAAAAAAA7Q/lkT_nSTSBVA/s1600/5cm+3.jpg

História

A história de 5 Centimeters Per Second (5 Centímetros por Segundo) conta a história de dois amigos bem próximos chamados Takaki Tono e Akari Shinohara. Tudo seguia bem até que por conta do trabalho de seu pai Akari acaba se transferindo para outra cidade, e assim ambos começam a manter contato através de cartas.

Infelizmente as coisas pioram ainda mais quando Takaki também se muda para uma cidade mais longe ainda. A cada estação que se passa, o contato entre Takaki e Akari fica cada vez mais díficil, e mesmo conhecendo novas pessoas, Takaki não esquece nunca de sua amada e pergunta-se a todo momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

http://4.bp.blogspot.com/-4FWMArPJUBQ/UDfdIcn05_I/AAAAAAAABnQ/RV_e_9nsfTc/s1600/snapshot20070722121843.jpg

Análise

O enredo do filme, mesmo se tratando de um filme de romance não é tão bem desenvolvido, o que não significa que seja ruim. Na primeira parte do filme vemos como é a amizade do Takaki com a Akari, porém não temos tanta a demonstração de que ele esteja apaixonado pela Akari. Você sabe que está, mas não entende muito o porquê.

Mesmo assim, a narrativa e forma de que a história é contada é um ponto completamente positivo, principalmente na primeira parte do filme, quando vemos o drama de se estar longe de quem você ama.

http://media.animevice.com/uploads/1/18833/376708-screen06.jpg

Além da beleza por parte dos personagens e cenários, uma das principais qualidades do anime é sua bela trilha sonora. A música tema do filme, “One More Time, One More Chance” de Masayoshi Yamazaki é simplesmente algo praticamente perfeita (como já havia comentado no Twitter do blog).

A música não é só boa pela sua melodia ou ritmo, mas principalmente pela voz do cantor e pela letra, que combina perfeitamente (isso mesmo, 100%) com a toda a história de amor dos protagonistas.

[vsw id=”b_71uvqJZwc” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]

E ainda tem mais, não é por ser uma música do anime que você realmente não vá se emocionar com ela. Qualquer um que tenha um pouco de amor no coração (ou que tenha passado por um situação semelhante) com certeza vai se sentir emocionado com essa canção, isso se não derramar alguma lágrima.

Você pode conferir a música (legendada, para você entender a letra) acima. Não se preocupe com spoilers, embora eu recomende que você assista o anime primeiro (são só 1 hora, que mal tem?).

http://img.photobucket.com/albums/v30/Kottke/Muir%20Woods/5cm%20Per%20Second/5CentimetersPerSecond01.jpg

E como já disse, quem em algum dia já teve que passar por uma situação dessa com certeza deve se familiarizar com o que se passa entre os dois personagens.

Para finalizar, digo que não vai ser a história ou dificilmente serão os personagens que vão fazer você se apegar a história. É uma obra que vale a pena dar uma olhada.

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Check Also

Novo trailer de Dragon Ball Z: KAKAROT destaca a progressão dos personagens

O regime de treinamento dos personagens no universo de DRAGON BALL Z figura, definitivamente, entre …