Home / Animês / Review – Um clássico? Puella Magi Madoka Magica

Review – Um clássico? Puella Magi Madoka Magica

Quem disse que só garotas podem ver Mahou Shoujo? Puella Magi Madoka Magica vem para ser um novo clássico dos animes e acabar com isso!

Incrível, minha opinião final sobre o anime quando terminei de ver o último episódio de Madoka, anime produzido pelo estúdio SHAFT que estreiou na primeira temporada de animes de 2011 e que devido aos problemas do terremoto no Japão, acabou tendo seu final apenas dia 22 de abril.

A série contou com 12 episódios e foi rodeada de situações complicadas, como o caso do terremoto como citei, além de  ameaças de cancelamento devido à cenas mais fortes para o que deveria ser um shoujo infantil para meninas. Porém, Madoka Magica consegue fazer o que prometia: Uma desconstrução do gênero Mahou Shoujo.

Com character design a cargo de Takahiro Kishida (Durarara!!) e direção de Akiyuki Shinbo (Negima!), Madoka manteve uma animação e qualidade em geral excelente do início ao fim.História

Madoka é uma garota de 14 anos, é uma estudante que vive uma vida comum, como qualquer garota da sua idade. Mas um acontecimento muda toda a tragetória da vida da garota. Um dia ela escuta uma voz pedindo por ajuda e decide ir atrás daquela voz. Então encontra uma criatura chamada Kyuubei, que estava sendo perseguido por alguém. Kyuubei conta a Madoka e sua amiga Sayaka que ele é o responsável por “recrutar garotas mágicas” para proteger o mundo da ameaça de bruxas, seres que se aproveitam dos medos das pessoas e os usam para aterrorizar, matar e consumir suas almas. Tudo que Madoka e Sayaka tem a fazer é simples: se transformar em Mahou Shoujo em troca de um desejo qualquer a ser realizado.

Enquanto isso, elas conhecem uma outra garota mágica, Mami, uma estudante do mesmo colégio que elas e que luta a mais tempo contra as bruxas que mostra as garotas como é uma vida de uma garota mágica. As garotas também conhece a misteriosa mahou shoujo Akemi Homura, que corria atrás de Kyuubei no começo da história. Homura parece guardar segredos e vive a todo instante tentando separar o “ser” das garotas, tentando convencê-las de não se tornarem garotas mágicas.

Comentários Gerais

O anime chama a atenção pela mistura com elementos surreais, cenários que são composições como em um recorte e colagem de imagens de revistas e objetos aleatórios. A trilha sonora é um show a parte, e se encaixa perfeitamente nos momentos certos.

Dentre todas as outras qualidades de Madoka, se destaca em uma específica: inovação de um gênero.

http://4.bp.blogspot.com/-c6Kn_LypoaA/TfPKLEGbjoI/AAAAAAAADE8/H_ADqaHe9Rk/s1600/puella+5.jpg

Diferente de outros mahou shoujos, Madoka não é um anime digamos, alegre. A própria Madoka não tem uma cara alegre, e sim de grande desânimo. Não encontramos os elementos “fofos”  o próprio universo do anime nos mostra a ideia de que “o mundo não é um mar de rosas” (como diria o próprio Rocky).

Eu pelo menos não encontrei nenhum elemento “fofo” ou alegre durante boa parte do anime.

O anime também traz diversas mensagens de amizade explorando o lado emocional de quem está assistindo. A amizade entre Madoka e Sayaka é a prova de que verdadeiras amigas ficam juntos até nas situações mais dificeis. Madoka tentou evitar o pior para sua amiga, esteve ao seu lado, errou em diversos momentos, mas acima de tudo sempre lhe tentava mostrar que tudo é melhor quando estão juntas.

A partir daqui, alguns spoilers serão feitos. Portanto, recomendo que pule para as considerações finais caso não tenha terminado de ver o anime.

Um dos pontos em que Madoka distorce os elementos de Mahou Shoujo são as cenas mais fortes em comparação a outros shoujos. No final do terceiro episódio, há a morte de personagem Mami, que é muito tensa e até triste,  tendo sua cabeça arrancada por uma bruxa.

A amizade da Kyoko e da Sayaka também termina de forma surpreendente. Kyoko esteve desde o começo tentando tirar a garota desse mundo de lutas contra as bruxas. No fim, as duas pagam a sua amizade com a própria vida, em uma das cenas mais emocionantes da série.

Porém, a amizade mais “importante” do anime em si é a da Madoka com a Himura. Por causa dessa amizade que descobrimos o porquê das viagens temporais da Himura, que pode ter sido considerada a protaganista real da série, já que é ela que faz o enredo andar, por causa do pedido da Madoka, é a Himura que se “sacrifica” pela amiga para salvá-la, mesmo que tenha que repetir as viagens no tempo várias e várias vezes.

Uma informação a mais: O último episódio de Madoka foi exibido no dia 22 de Abril, data em que Cristo se sacrificou pelas pessoas, e será coincidência do último episódio ter sido exibido nessa data onde a Madoka se sacrifica para evitar que as garotas mágicas se tornem bruxas e que haja esperança no mundo?

Fim dos Spoilers

Considerações Finais

Puella Magi Madoka marcou e muito, mexendo com o sentimento de todos que assistiram. Mesmo que você seja um daqueles que não choram ao ver um anime, com certeza você se emocionará no mínimo uma vez durante os vários momentos emocionantes da trama.

Madoka conseguiu realmente surpreender, inovar um gênero até então taxado de maçante e infantil, e ainda se tornar sem dúvidas o melhor anime de 2011, e na minha opinião ainda conseguiu se tornar um clássico do mundo dos animes, junto no mesmo caminho de Evangelion, Dragon Ball entre outros.

Enfim, para mim foi um dos melhores animes que já vi na minha vida. Ah, e sério que você ainda não assistiu Madoka? Tá esperando o que?

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Check Also

Eternity: The Last Unicorn – RPG baseado em Mitologia Nórdica chega no dia 5 de Março

O 1C Entertainment e o estúdio brasileiro Void Studios recentemente confirmaram a data de seu …