Home / Artigos / O essencial que você precisa assistir para entender Capitão América: Guerra Civil

O essencial que você precisa assistir para entender Capitão América: Guerra Civil

A estreia do tão esperado filme Capitão América: Guerra Civil está chegando e muitos fãs estão esperando ansiosamente a data de lançamento!

No entanto, se você está começando agora a se aventurar nesse universo cinematográfico da Marvel ou está querendo fazer uma maratona de filmes, este guia lhe trará os filmes essenciais que precisam ser vistos para se ter melhor compreensão de Guerra Civil.

http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--s7B0N_VS--/c_scale,f_auto,fl_progressive,q_80,w_800/hw6rirym2agurlua46y5.gif

Lembrando que como estou apontando apenas os filmes com mais ligações ao Guerra Civil, consequentemente estarei deixando de lado alguns outros, que também não deixam de ser importantes para o Universo em geral da Marvel.

Observação: Para este guia ser seguido, é fundamental que você já tenha um conhecimento básico do Capitão América e do Homem de Ferro. Caso você seja totalmente leigo, é válido assistir Homem de Ferro (2008) e Capitão América – O Primeiro Vingador (2011).

https://cinelogin.files.wordpress.com/2015/06/civil-war-fight-42.jpg

A HQ

“Guerra Civil” é um dos maiores e mais importantes eventos de todas HQs da Marvel.  Esse arco envolveu vários títulos da editora na época, resultando em uma mega-saga de mais de 120 capítulos.

É esta HQ que os diretores Anthony e Joe Russo estão usando como base para o terceiro filme do Capitão América. Uma coisa é certa: o filme não será 100% igual aos quadrinhos, pois além de ser uma adaptação, está contextualizado em todo Universo Cinematográfico Marvel que temos até agora. Ou seja, a leitura dessa saga é recomendada apenas por curiosidade, pois o filme não contará com muitos easter-eggs ou momentos das HQs.

http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--J6Ti2eQI--/c_scale,f_auto,fl_progressive,q_80,w_800/kxmkjzqjkgsq4qad4rzo.gif

Os quatro filmes essenciais para se entender  (em ordem de lançamento)

#4º Lugar – Os Vingadores (2012)

É claro que não poderia faltar “Os Vingadores”, de Joss Whedon, neste top. Lançado nos cinemas em 2012, o filme foi um incrível sucesso de bilheteria, sendo a quinta maior bilheteria de todos os tempos até o dia da publicação deste vídeo.

Em Os Vingadores, vemos a primeira formação da equipe em ação, que mesmo com suas desavenças, tem  que se reunir por um motivo maior. Nesse filme, temos os primeiros desentendimentos e diferenças ideológicas do Steve Rogers com o Tony Stark.

É importante considerar o tamanho que a Shield – que será o ponto principal do próximo filme da lista – vem tomando enquanto isso, se tornando uma agência de vigilância e proteção, devido aos problemas causados por Asgard no primeiro filme do Thor.

 

#3º Lugar – Capitão América: Soldado Invernal (2014)

Considerado para muitos um dos melhores filmes de super heroi, Capitão América: Soldado Invernal – lançado em 2014 e dirigido pelos irmãos Russo –  foi responsável por mexer total com o Universo Cinematógrafico Marvel.

No enredo do filme, vemos um Capitão América trabalhando juntamente com a SHIELD e também  tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo.

Neste filme, vemos pela primeira vez a aparição do Bucky, antigo amigo do Rogers, que após supostamente ter morrido no primeiro filme, foi capturado pela Hydra e transformado em um assassino, chamado de Soldado Invernal. Também vemos pela primeira vez que a Hidra se infiltrou tanto no governo quanto na SHIELD, o que fez o Steve se rebelar contra ambos. Agora, não só o governo americano perde confiança no Capitão, como vice-versa.

Em Soldado Invernal, vemos a formação da amizade entre o Falcão com o Steve Roges, algo que irá persistir até o Guerra Civil. Já o relacionamento amigável entre o Capitão e a Viúva, pelo jeito vai se romper totalmente.

#2º Lugar – Os Vingadores: Era de Ultron (2015)

Lançado em abril de 2015, com direção do Joss Whedon, Era de Ultron  temos a presença de dois novos personagens importantes: a Feiticeira Escarlate e o Visão, que estarão presentes em Guerra Civil.

No ínicio do filme, vemos a HIDRA novamente em pé, desta vez realizando experiências em seres humanos. Também temos a apresentação dos gêmeos Maximoff: Mércurio e Feiticeira Escarlate.

É aqui que vemos a criação do Ultron realizada pelo Stark em parceria com o Bruce Banner, que acaba provocando a destruição de Sokovia. Não só isso, o confronto entre Hulk e o Homem de Ferro também deixou vários traços de destruição. Tudo isso será importante na criação do acordo de Sokóvia, que obrigará os heróis a se unirem ao governo.

Mais uma vez, vemos mais momentos de desentendimentos entre o Stark e o Rogers. Isso só reforça mais ainda as  desavenças entre os dois heróis bem antes do Guerra Civil.

#1º Lugar – Homem – Formiga (2015)

Mesmo após muitos problemas nos bastidores, Homem-Formiga conseguiu muito bem trazer aos cinemas a origem de um herói bem desconhecido da Marvel.

Neste filme, não só temos a história de como o personagem surgiu, como também vemos em certos trechos do filme que o Scott Lang é autodeclarado fã do Capitão América. E não posso esquecer: a cena de pós-créditos de Homem-Formiga é exatamente o começo do filme do Guerra Civil!

///////////////////////////////////////

Bem pessoal, esse foi o guia de hoje, espero que tenha sido muito útil a todos! Lembrando que dia 28 teremos a resenha do filme aqui no site do Expresso Nerd.

About Gabriel (Expresso Nerd)

Escrevendo em blogs desde 2011, a criação do Expresso Nerd veio com o objetivo de ampliar a temática abordada no meu site anterior, e falar sobre o que eu mais gosto: nerdices!
  • Loham

    Obrigado, vou assistir o homem formiga agora mesmo, na verdade de todos ai ele é o unico que eu realmente não conseguir ver, nem imaginava que ele teria tanta ligação com a guerra civil.

    • Opa, que bom que esse guia te ajudou! É bem interessante ver o Homem-Formiga para entendermos melhor quem é o herói que está lá com o #TeamCap.

x

Check Also

Tom Holland revela qual HQ do Homem-Aranha que mais influenciou sua atuação

O ator Tom Holland, protagonista de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, comentou em ...